A intensidade do Grêmio vence o Santos na Vila

Com dois gols aos quatro minutos das duas etapas, o Tricolor venceu o Peixe por 3 a 1 na Vila Belmiro em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Roger Machado mandou na partida fora de casa. Grêmio é líder provisoriamente do Brasileirão e se afirma como grata surpresa na competição.
O primeiro tempo foi de intensidade para o Grêmio. Logo aos quatro minutos, o time de Roger já mostrou isso. Galhardo com a bola livre na faixa do meio-campo, tocou para Giuliano, que deu lindo passe para Luan na ponta, livre e às costas da defesa. O garoto escorou para Pedro Rocha, antecipando o David Braz e escorando para o fundo das redes. Ótima triangulação gremista.
O Grêmio ditou o ritmo da partida e comandou boa parte da primeira etapa. Em raros lances, o Santos teve alguma investida ao ataque. O Peixe, pressionado em plena Vila Belmiro, tentou apenas em ligações diretas chegar ao ataque. Lucas Lima, destaque do time, até se esforçou, mas pouco adiantou.
E tudo ainda piorou para a equipe santista. Geuvânio fez falta dura em Luan e recebeu cartão amarelo. No lance seguinte, o camisa 11 do Santos saiu “machucado”, mas entrou “sem autorização” do árbitro (as imagens mostram o árbitro autorizando o jogador a retornar) e roubou a bola de Geromel. O dono do apito parou o lance e deu segundo amarelo para o jogador e expulsou-o da partida. Santos com um a menos.
Aos 32 minutos, Grêmio recupera bola na intermediária defensiva do Santos e lança Giuliano às costas do lateral Victor Ferraz. O meia avançou em velocidade, driblou o goleiro mas carimbou o zagueiro na hora da finalização. No rebote, Douglas isolou na meia lua da grande área. Era a chance do Grêmio ampliar.
No final da primeira etapa, Ricardo Oliveira meteu o pé da esquerda e a bola foi na rede pelo lado de fora. No último lance, Douglas cobrou falta da esquerda e Pedro Rocha, de peixinho, cabeceou à direita da goleira de Vanderlei.
O segundo tempo também começou com um Grêmio incessante. De novo aos quatro minutos, Giuliano centralizou em Douglas, que abriu para Rafael Galhardo, livre na direita, que chutou cruzado no cantinho do goleiro Vanderlei. O tricolor ampliava na Vila Belmiro e ia garantindo a liderança no Brasileirão. Depois do gol, Galhardo parece ter se soltado ainda mais na partida. Giuliano faz bela jogada, sempre na direita em cima de Caju, e larga no meio para o lateral-direito gremista, mas a bola bate em cima da defesa.
Aos 21 minutos, falhou a zaga gremista e Lucas Lima, com toda a qualidade que tem, deixou Ricardo Oliveira completamente sem marcação que tirou de Grohe no ângulo do arqueiro gremista. Foi o único chute em direção ao gol do Grêmio durante toda a partida. O Santos descontava e o 9 se manteve ainda mais na artilharia do Brasileirão com seis gols. Em outra chegada forte de Oliveira, Nílson o pifou na cara de Marcelo Grohe, ele girou e bateu de esquerda muito perto do gol.
Yuri Mamute, jogador que entrou no intervalo no lugar de Pedro Rocha, recebeu passe maravilhosamente açucarado de Edinho, na cara de Vanderlei. O jovem atacante bateu por entre as pernas do goleiro e saiu pro abraço. O Grêmio fechava a partida em 3 a 1 em plena Vila Belmiro, que é quase um tabu para dupla Grenal.
Com a vitória, Grêmio é líder provisoriamente do Brasileirão, com 23 pontos, mas pode perder a liderança para o Atlético-MG, que ainda não jogou. Seu próximo compromisso é contra a Chapecoense na próxima quarta-feira (8), às 19h30min, em Chapecó. O Santos entra na zona de rebaixamento na 17ª posição com dez pontos conquistados. O time paulista visita o Goiás na próxima quarta, também às 19h30min.