A-319 da Germanwings faz pouso de emergência após defeito na aeronave

Um avião da companhia aérea alemã Germanwings, subsidiária de baixo custo da Lufthansa, realizou neste sábado uma aterrissagem de emergência em Stuttgart, no sul da Alemanha, devido a um defeito técnico. O voo 4U 814 decolou às 5h (horário de Brasília) de Colônia, na Alemanha, com direção à cidade italiana de Veneza, e o pouso ocorreu uma hora depois.
Nenhum dos 123 passageiros e cinco tripulantes ficou ferido. A viagem era realizada em uma aeronave Airbus A-319. A Germanwings, classificou o ocorrido de “procedimento de segurança padrão” e “desvio de rota” e não considerou o pouso uma “aterrissagem de emergência”.
O pouso foi determinado após ser detectado um vazamento de óleo no avião. Por isso, de acordo com os protocolos estabelecidos, um dos motores teve que ser desligado, segundo a companhia. A empresa informou, além disso, que os passageiros saíram do avião pelas saídas padrão, sem precisar recorrer a procedimentos de emergência.
Um avião da mesma companhia se chocou com os Alpes franceses no dia 24 de março. O acidente matou todos as 150 pessoas a bordo. Investigações apontam que o copiloto, Andreas Lubitz, derrubou a aeronave propositalmente, pois acelerou o avião durante a queda.