Começa nesta sexta-feira (28) o evento mais tradicional de Porto Alegre: a Feira do Livro. Na sua 62ª edição, o evento vai até o dia 15 de novembro na Praça da Alfândega, no Centro da Capital.
O evento será um ponto de encontro entre os cerca de 30 escritores e escritoras que vêm de diversas partes do mundo para prestigiar a maior feira do livro a céu aberto da América Latina. Como região homenageada da 62ª edição apresentará a literatura açoriana.
Entre os nomes que virão à Capital especialmente para a feira estão Joel Neto, Jorge Forjaz, Madalena San-Bento, Eduíno de Jesus, Vasco Pereira da Costa, Paula Sousa de Lima, Urbano Bettencourt, Vasco Pereira da Costa, Nuno Costa Santos e Francisco Cota Fagundes.
“A participação de tantos nomes internacionais se deu graças ao resultado da junção de forças entre amigos e entidades parceiras da Câmara do Livro. O que possibilitou brindar o público com novos expoentes da literatura, assim como nomes já consagrados”, destacou a coordenadora da programação adulta da Feira do Livro, Jussara Rodrigues.
Encontro com David Grossmann
O escritor e pacifista israelense David Grossman, um dos maiores expoentes da literatura ficcional contemporânea, terá encontro marcado com leitores gaúchos graças a uma parceria entre o Fronteiras do Pensamento, a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre e a Braskem.
Com mediação de Adriana Carranca, a palestra, intitulada “David Grossman – Uma literatura pela paz”, promete trazer à tona as experiências deste engajado autor cuja obra é marcada pela militância pacifista da defesa do Estado de Israel. O escritor transformou a experiência do luto em uma de suas mais aclamadas obras, “Fora do Tempo” (Cia. Das Letras), publicado em 2011.
Defensor da literatura como arma para restabelecer as relações diplomáticas entre as regiões conflituosas do Oriente Médio, Grossman relatará o que tristemente lhe ocorreu em 2006, quando se envolveu no pedido de cessar-fogo da Guerra do Líbano, ao lado de Amós Oz e A. B. Yehoshua, apenas dois dias antes de seu filho Uri, sargento do exército israelense, morrer tragicamente em um ataque contra a milícia do Hezbollah.
No ano que comemora uma década, o Fronteiras se une à programação oficial da Feira neste evento que ocorrerá no domingo, dia 30 de outubro, às 11h, no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº), com entrada franca. As senhas serão distribuídas um dia antes, no sábado (29), a partir das 12h30min, no Balcão Central de Informações da Feira. As vagas são limitadas.