Durante o Viagem Segura de Dia das Mães dez pessoas perderam a vida

Neste último final de semana do Dia das Mães, foi realizada a 89ª edição da Operação Viagem Segura. Entre a zero hora de sexta-feira (11) e a meia-noite de domingo (13), 12.811 veículos foram fiscalizados nas vias municipais, estaduais e federais do Rio Grande do Sul. Como resultado, foram autuadas 4.807 infrações e recolhidos 312 veículos e 132 carteiras de habilitação irregulares.

Durantes os três dias de operação, Brigada Militar, Comando Rodoviário e Polícia Rodoviária Federal registraram 145 acidentes em todo Estado. Foram seis ocorrências com vítimas fatais e 68 com lesões, que resultaram em dez mortos e 101 feridos. Na operação do ano passado foram registradas 12 vítimas fatais nos três dias da operação, mas esse número chegou a 23, considerando os óbitos que ocorrem em até 30 dias pós-acidente.

Foram realizados 1.656 testes com etilômetro que resultaram na autuação de 36 condutores, sendo oito enquadrados como crime e conduzidos a delegacias. Outros 80 condutores que se recusaram a soprar o bafômetro foram autuados pelo artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, sofrendo as mesmas sanções: multa de R$2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento).