O último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, na manhã desta quinta-feira (17), indica que 5.860 pessoas estão fora de casa por conta das chuvas no Rio Grande do Sul. O número aumentou em relação à quarta-feira (16), quando eram 5.636 desalojados e desabrigados.
A região mais atingida pelas chuvas foi a Fronteira Oeste. Em Alegrete, são 5.121 pessoas fora de suas residências em razão de alagamentos e enxurradas. Há famílias abrigadas no Ginásio Osvaldo Aranha e no Parque de Exposições do município, além de um acampamento de emergência da Defesa Civil com 25 barracas.
No panorama de todo o Estado, são 1.493 desabrigadas em ginásios e abrigos e 4.367 pessoas desalojadas, em casa de amigos ou familiares. Duas mortes foram registradas por conta das enchentes, uma em Alegrete e outra em Santana da Boa Vista.
Dezessete cidades relataram estragos à Defesa Civil e, entre essas, apenas Santana da Boa Vista não decretou situação de emergência. Já decretaram situação de emergência: Alegrete, Uruguaiana, São Gabriel, Bagé, Barra do Quaraí, Barracão, Dom Pedrito, Jaguari, Lavras do Sul, Manoel Viana, Pedro Osório, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, Caçapava do Sul e São Francisco de Assis.
O governador Eduardo Leite já homologou o decreto de situação de emergência de três cidades: Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana. Outros municípios devem receber a atenção do Governo do Estado nos próximos dias.
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Rio Grande do Sul
- Alegrete
- Bagé
- Barra do Quaraí
- Barracão
- Caçapava do Sul
- Chuva
- Defesa Civil
- desabrigados
- desalojados
- desalojados e desabrigados
- Dom Pedrito
- Eduardo Leite
- enchente
- enxurrada
- Jaguari
- Lavras do Sul
- Manoel Viana
- Pedro Osório
- Quaraí
- Rosário do Sul
- Santana da Boa Vista
- São Borja
- São Francisco de Assis
- São Gabriel
- situação de emergência
- tempo
- Uruguaiana