Cotidiano

50 militares ajudarão a combater o aedes aegypti em Porto Alegre

Técnicos da CGVS (Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde) e da Coordenação de Atenção Básica da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) vão dar instruções para 50 militares do Comando Militar do Sul que ajudarão a combater o mosquito aedes aegypti em Porto Alegre. O treinamento será nesta sexta-feira (5).
Os militares serão capacitados como multiplicadores desses conhecimentos para os 1,2 mil militares do Exército que atuarão na ação de mobilização nacional contra o mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação acontecerá no próximo dia 13 em todo o país.

Curta nossa página no Facebooksiga no Twitter e receba nossas atualizações

Os militares serão instruídos sobre as formas de transmissão dos vírus e as medidas de prevenção e combate ao inseto, a abordagem nas residências e outros imóveis que serão alvo da campanha. Eles atuarão junto com agentes de saúde, atividade para a qual também serão treinados.
A primeira parte da instrução será conduzida pela médica veterinária residente Luiza Aita de Lemos, da CGVS, que vai fazer a palestra Aedes: Criadouros e Soluções. Ela explica que o principal objetivo é “disseminar conceitos relacionados à prevenção, identificação e eliminação de criadouros do mosquito, para que os participantes tornem-se multiplicadores”. Na sequência, técnicos da Atenção Básica da SMS e do Imesf (Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família) orientarão os militares sobre a atuação conjunta com os agentes de saúde e a visitação aos domicílios.