Cotidiano

45 mil vacinas são aplicadas no primeiro de vacinação contra a gripe em Porto Alegre

No primeiro dia de vacinação contra a gripe em Porto Alegre, nesta segunda-feira (25), foram aplicadas 45 mil doses nas unidades de saúde. O movimento mais intenso ocorreu na região central, especialmente no Centro de Saúde Modelo.
Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe, incluindo pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, busque atendimento nas unidades de saúde localizadas nos bairros. Clique aqui e confira a lista com os locais de vacinação na Capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“É importante que as pessoas dos grupos prioritários procurem as unidades de saúde dos bairros, para desafogar a área central, além da vantagem do atendimento na própria comunidade”, destaca a coordenadora da Atenção Básica da SMS, Vânia Frantz. A campanha vai até 20 de maio, sendo uma das ações da Operação Inverno da prefeitura.
Neste sábado (30), Dia de Mobilização Nacional, todas as 141 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para vacinar a população-alvo, sendo que a meta da campanha é imunizar pelo menos 80% desse público.

Meta da campanha é de vacinar pelo menos 80% da população-alvo:

  • Pessoas com 60 anos ou mais
  • Gestantes (em qualquer idade gestacional)
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Crianças de seis meses a menores de cinco anos
  • População indígena
  • Pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas)
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
  • Trabalhadores da área da Saúde (todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade)

A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso é feita anualmente. Estudos científicos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global.

Tratamento

O medicamento Oseltamivir (Tamiflu®) está disponível nas unidades de saúde e farmácias da rede de atenção do município de Porto Alegre. Para receber o tratamento, o paciente dever ter receita médica válida e dirigir-se a um dos locais de entrega.
Em finais de semana e feriados, o medicamento pode ser obtido nos pronto atendimentos. As apresentações disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são Oseltamivir 30mg, 45mg e 75mg. Para a prescrição do medicamento, é usado o receituário simples. Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento é usado no tratamento de pacientes sintomáticos e não como prevenção.

Prevenção

Para evitar a disseminação da doença, são necessárias medidas simples, como lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool gel; proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra interna do cotovelo, evitando o uso das mãos; usar lenços de papel; manter os ambientes arejados, com bastante circulação de ar. Ter uma dieta equilibrada, consumindo alimentos saudáveis, contribui para conservar a imunidade alta.
Se apresentar sintomas, procurar atendimento médico e tentar evitar locais com aglomeração de pessoas, como emergências hospitalares, escolas, transporte público, centros comerciais, entre outros.