Cotidiano

4 mil pessoas estão fora de casa em São Sebastião do Caí e em Montenegro devido a cheia do Rio Caí

O Vale do Caí está sendo muito atingido pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Em São Sebastião do Caí, o nível do Rio Caí está extremamente alto e a água invadiu residências. 210 pessoas precisaram ser removidas e levadas para um abrigo. Outras 1,7 mil foram para casas de amigos e familiares. Ao todo, 4 mil moradores foram afetados e 2,3 mil casas foram atingidas na cidade.

A medição das 18h constatou que o nível do Rio Caí está em 14,30 metros. O nível normal da água é de 2 metros. De acordo com a Defesa Civil, a água já está baixando, cerca de 10 centímetros por hora.

A Defesa Civil já está trabalhando na documentação necessária para decretar situação de emergência no município. A estimativa da Prefeitura de São Sebastião do Caí é de que 65% da área urbana da cidade está com alagamentos. Nesta terça-feira (18), quatro escolas não conseguiram abrir por conta da chuva e apenas dois postos de saúde funcionaram.

Montenegro

O alto volume de chuva ocorrido em Montenegro desde o último fim de semana, superando os 270 milímetros, e com a continuidade das chuvas e o consequente aumento do volume das águas do Rio Caí, causando vários alagamentos em todo o município, fazem a Prefeitura Municipal estudar a possibilidade de decretar situação de emergência.

A estimativa da Prefeitura de Montenegro é de que 20% da área urbana da cidade está com alagamentos. Os bairros mais afetados são o Ferroviário, Industrial, Municipal e Olaria. 50 pessoas estão em abrigos e outras 40 pessoas ficaram desalojadas. Dois postos de saúde e uma escola municipal estão alagados.