Cotidiano

Governo faz mutirão recuperar escolas e prédios públicos atingidos por temporal

O governo do Estado faz um mutirão para arrumar escolas e prédios públicos afetados pelo temporal de sexta-feira (29). Pelo menos 30 escolas estaduais foram danificadas, e estão sendo feitas obras emergenciais no prédios.
Engenheiros da Secretaria de Obras farão vistorias nas escolas atingidas, para definir o que deve ser feito. Estragos também foram registrados no CAFF (Centro Administrativo Fernando Ferrari), no Cete (Centro Estadual de Treinamento Esportivo), em subestações da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), além de em dois batalhões da BM (Brigada Militar) e um do Corpo de Bombeiros.

No Instituto de Cardiologia, funcionários mantiveram 50 pacientes respirando manualmente pela falta de eletricidade. A Secretaria da Saúde estuda solicitar uma parceria com o Ministério da Saúde para a instalação da rede elétrica subterrânea nos hospitais, evitando que as instituições tenham problemas em situações semelhantes.

Curta nossa página no Facebooksiga no Twitter e receba nossas atualizações

No CAFF, chapas metálicas e vidros estão sendo reparados e uma força-tarefa cuida da limpeza dos andares danificados pela forte chuva, como o que abriga a PGE (Procuradoria-Geral do Estado). O Cete, no bairro Menino Deus, foi interditado por causa dos estragos do temporal. Serão reconstruídos de mais de 70m² do telhado do ginásio.
Somente na CEEE, o custo do temporal é de R$ 3,5 milhões em prejuízos como troca de mais de 700 postes, disjuntores, fios e cabos, entre outros equipamentos.

Apenados ajudam limpeza

Cerca de 70 presos do semiaberto, sob a guarda da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), foram deslocados para auxiliar as equipes de limpeza que estão nas ruas. Já o Corpo de Bombeiros contou com auxílio de carros-tanques de 30 mil litros da corporação de Santa Catarina e de Novo Hamburgo, para levar água à população em áreas da cidade onde o abastecimento ainda não estava restabelecido.