Cotidiano

1º Fórum LIDE de Desenvolvimento destaca evolução em setores estratégicos

O 1º Fórum LIDE de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul destacou, nesta quinta-feira (28), no Hotel Sheraton Porto Alegre, as oportunidades de negócios para o desenvolvimento do Estado, sob o olhar de empresas locais que ultrapassaram fronteiras, investindo e atuando em setores estratégicos, como Inovação, Indústria, Comércio e Serviços, e Infraestrutura. Associados do LIDE RS, lideranças empresariais e políticas, imprensa, entre outros convidados, prestigiaram o evento.

Em seu pronunciamento na abertura do Fórum, o governador do Estado, Eduardo Leite elogiou a iniciativa do LIDE RS, que, agora, passa a ter mais um evento em seu calendário de atividades, dedicado ao debate e à identificação de oportunidades nas mais diversas cadeias produtivas do Estado. Eduardo Leite falou sobre a importância de discutir uma agenda pensando no futuro do Rio Grande e sobre o incentivo que é preciso dar ao empreendedorismo no Estado.

Participaram do 1° painel o vice-presidente do Badesul, José Cláudio Silva dos Santos, o Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, e o Diretor de Relações Institucionais Comunicação e Sustentabilidade da CMPC, Daniel Ramos.

“Com apenas 10 anos de atividades no Estado, a CMPC já pode compartilhar sua experiência exitosa no mercado gaúcho, disse Daniel Ramos. Ele referiu o Fórum como um evento impar, pois é onde os “executivos e empresários vão falar da metade cheia do copo, mostrando o quanto é amistoso o ambiente institucional para se operar hoje no Rio Grande do Sul”.

O 2º painel teve como participantes o sócio fundador da 4ALL, José Renato Hopf; o fundador da Processor, Cesar Leite, o presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella e o CEO do G5, João Satt Filho. Para estas empresas, sem inovação, não será possível lidar com o futuro. Hoje, se reinventar, significa inovar, buscar soluções inovadoras. Para Cesar Leite, a Processor, com 31 anos de mercado, vem mantendo um crescimento de 25% ao ano, com expectativas ainda mais animadoras em 2020.

O presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, mediador deste segundo painel de debates, considera que o crescimento baseado na livre iniciativa é o único caminho viável para o desenvolvimento. Basta que o setor público seja mais eficiente em sua gestão e mais responsável no que se refere aos gastos públicos. “Quanto mais estivermos alinhados, mais rápido o estado voltará a crescer, tendo um maior protagonismo no cenário econômico e social nacional”.

No 3º painel, o vice-presidente da Icatu Seguros fez uma apresentação sobre a empresa que é líder em seu segmento no Estado. A Icatu possui um mercado consolidado no Rio Grande do Sul. De cada três seguros de vida ativos no Rio Grande do Sul, um é administrado por ela.

Segundo o presidente das Lojas Lebes, Otelmo Drebes, “época de crise é época de buscar oportunidades e de se preparar para o período da retomada. Quem já estiver preparado sairá na frente”. Ele responde por uma rede com mais de 160 unidades, com faturamento anual em torno de R$ 1 bilhão. “Estamos implantando um grande processo de evolução digital com benefícios diretos para os consumidores”, anuncia, indicando, ao mesmo tempo, que o Grupo já se prepara para fazer novos investimentos no Estado ainda em 2020 .

Na mesma linha, o presidente do Conselho de Administração da UNIMED Porto Alegre, Flávio Vieira, considera que, para enfrentar o mercado é preciso propósito, crescimento, responsabilidade socioambiental e investimento em tecnologia e inovação. “É a partir desses pontos que a ​Unimed Porto Alegre tem contribuído para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, afirma. Também falou neste último painel, o sócio administrador do Grupo Epavi, Wagner Machado. O Grupo Epavi é considerado um dos maiores na área da Segurança na Região Sul.