
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, pediu neste sábado (3) a soltura de Nicolás Maduro e da esposa, Cilia Flores, após a captura do líder venezuelano pelos Estados Unidos. No primeiro pronunciamento público desde o anúncio da operação, ela afirmou que a Venezuela “jamais será colônia” de qualquer país e disse que Maduro é “o único presidente” do país.
Em áudio divulgado pela TV estatal venezuelana, Delcy declarou que o paradeiro de Maduro e de Cilia é desconhecido e exigiu “prova imediata de vida” do casal. Ela também pediu calma à população em meio ao que chamou de “sequestro” do presidente.
O governo americano afirmou que Maduro e Cilia Flores estariam a caminho de Nova York, onde ele deve responder a acusações criminais, incluindo narcoterrorismo. Os Estados Unidos também divulgaram uma imagem em que Maduro aparece de moletom, com olhos vendados, abafadores e segurando uma garrafa d’água.
Trump diz que vai governar a Venezuela
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que pretende administrar o governo da Venezuela de forma interina e disse que não permitirá que aliados de Maduro permaneçam no poder. Ele afirmou ainda negociar com Delcy Rodríguez sobre os próximos passos e não descartou uma invasão aberta ao país.
Após os ataques e a captura de Maduro, o cenário político na Venezuela está rodeado de incerteza. Delcy Rodríguez passou a ser citada como um dos principais nomes na linha de sucessão. Uma reportagem do jornal The New York Times afirmou que ela teria sido empossada como sucessora em uma cerimônia em Caracas, mas Delcy negou a mudança e reafirmou que Maduro continua sendo o presidente.
Quem é Delcy Rodríguez
Delcy Rodríguez nasceu em Caracas, em 18 de maio de 1969, e é uma das aliadas mais próximas de Maduro. Foi ministra da Comunicação entre 2013 e 2014, chanceler entre 2014 e 2017 e presidiu a Assembleia Nacional Constituinte em 2017. Em 2018, foi nomeada vice-presidente.
Desde agosto de 2024, Delcy também comanda o Ministério do Petróleo, responsável por administrar o setor em meio ao aumento das sanções americanas.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.