VELÓRIO DO PAPA

Fiéis se despedem do Papa Francisco em velório público no Vaticano

Corpo do pontífice ficará exposto até sexta-feira (25) para visitação dos fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Crédito: reprodução de vídeo / Vatican News
Crédito: reprodução de vídeo / Vatican News

Começou na manhã desta quarta-feira (23), no Vaticano, o velório público do Papa Francisco. O corpo do pontífice ficará exposto na Basílica de São Pedro até a noite de sexta-feira (25), para visitação dos fiéis que desejam se despedir.

O caixão de Jorge Mario Bergoglio está posicionado diante do Altar da Confissão, sobre um pequeno apoio inclinado. A disposição representa uma mudança em relação à tradição vaticana, que costumava expor os corpos dos papas sobre uma plataforma elevada, fora do esquife.

O ritual de transferência do corpo da Casa Santa Marta, onde Francisco vivia, para a basílica, começou pontualmente às 9h (4h no horário de Brasília). A cerimônia teve a condução pelo camerlengo da Igreja Católica, cardeal Kevin Farrell, responsável pela administração da Santa Sé até a eleição do novo pontífice.

Procissão emocionou os fiéis na Praça São Pedro

Durante a procissão, o caixão foi carregado por “sediários”, funcionários que tradicionalmente transportavam os papas. A prática havia sido descontinuada, mas foi retomada para esta despedida.

O esquife entrou pela porta central da Basílica de São Pedro sob aplausos dos cerca de 20 mil fiéis reunidos na praça. Muitos aguardavam desde as primeiras horas da manhã para prestar a última homenagem ao papa argentino.

Entre os presentes estavam colaboradores próximos, como o enfermeiro Massimiliano Strappetti, que acompanhou o pontífice até seus últimos momentos.