GUERRA COMERCIAL

União Europeia divide em três fases resposta ao tarifaço de Trump

Primeira fase das tarifas contra produtos dos EUA entra em vigor em 15 de abril, com outras duas previstas para maio e dezembro

Bandeiras dos Estados Unidos e da União Europeia tremulando juntas.
Crédito: United States Mission to the European Union / US GOV

A União Europeia formalizou um plano de três fases para responder ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A proposta da Comissão Europeia prevê a aplicação de tarifas de até 25% sobre uma variedade de produtos fabricados nos Estados Unidos, com início já em 15 de abril.

As etapas seguintes estão previstas para 16 de maio e 1º de dezembro. No entanto, dependem da aprovação dos 27 Estados-membros do bloco, que votarão o plano nesta quarta-feira (9). Após a aprovação, Bruxelas notificará o Conselho para Intercâmbio de Mercadorias da OMC (Organização Mundial do Comércio) até o prazo estipulado para a primeira fase.

As retaliações são uma resposta direta às tarifas norte-americanas de 25% sobre aço e alumínio importados e de 20% contra mercadorias europeias em geral, reintroduzidas por Trump após retornar à Casa Branca.

A Comissão Europeia considera que a divisão das represálias em etapas oferece espaço para possíveis negociações diplomáticas com Washington. Embora propostas anteriores da UE para eliminar tarifas sobre bens industriais tenham sido ignoradas pelos EUA.

A medida marca mais um capítulo nas tensões comerciais entre Estados Unidos e União Europeia. As disputas vinham sendo amenizadas durante o governo de Joe Biden, mas voltaram a escalar com a nova política protecionista da administração Trump.