A União Europeia formalizou um plano de três fases para responder ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A proposta da Comissão Europeia prevê a aplicação de tarifas de até 25% sobre uma variedade de produtos fabricados nos Estados Unidos, com início já em 15 de abril.
As etapas seguintes estão previstas para 16 de maio e 1º de dezembro. No entanto, dependem da aprovação dos 27 Estados-membros do bloco, que votarão o plano nesta quarta-feira (9). Após a aprovação, Bruxelas notificará o Conselho para Intercâmbio de Mercadorias da OMC (Organização Mundial do Comércio) até o prazo estipulado para a primeira fase.
As retaliações são uma resposta direta às tarifas norte-americanas de 25% sobre aço e alumínio importados e de 20% contra mercadorias europeias em geral, reintroduzidas por Trump após retornar à Casa Branca.
A Comissão Europeia considera que a divisão das represálias em etapas oferece espaço para possíveis negociações diplomáticas com Washington. Embora propostas anteriores da UE para eliminar tarifas sobre bens industriais tenham sido ignoradas pelos EUA.
A medida marca mais um capítulo nas tensões comerciais entre Estados Unidos e União Europeia. As disputas vinham sendo amenizadas durante o governo de Joe Biden, mas voltaram a escalar com a nova política protecionista da administração Trump.