AMEAÇA NO AR

Trump diz que cancelou novo ataque à Venezuela após libertação de presos políticos

Presidente dos EUA afirma que decisão veio após anúncio de soltura de presos políticos; governo interino venezuelano nega subordinação a Washington.

Corsan Aegea — campanha 300x280

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (9) que desistiu de realizar um segundo ataque à Venezuela após o país anunciar a libertação de presos políticos.

Em publicação na rede Truth Social, Trump declarou que a Venezuela estaria soltando “um grande número de presos políticos” como sinal de esforços pela paz e disse que o gesto indicaria cooperação entre Washington e Caracas. De acordo com o republicano, a medida levou ao cancelamento de uma “segunda onda de ataques previamente planejada”, que, na avaliação dele, “parece não ser mais necessária”.

A declaração ocorreu um dia depois de o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, anunciar a “libertação de um número importante de presos venezuelanos e estrangeiros”, com início nas horas seguintes ao comunicado.

Apesar de dizer que cancelou um novo ataque, Trump afirmou que tropas da Marinha dos Estados Unidos posicionadas há meses no Mar do Caribe permanecerão na região “por razões de segurança”.

Na véspera, Trump também declarou que Washington manteria o controle do país por “tempo indeterminado” após a deposição de Nicolás Maduro do poder, conforme relatado no texto original.

Do lado venezuelano, a presidente interina Delcy Rodríguez negou subordinação aos Estados Unidos. “A Venezuela não é subordinada e nem submissa”, declarou. “Ninguém se rendeu. Nenhuma potência estrangeira está no poder aqui”, afirmou, ao mencionar que a operação militar americana de 3 de janeiro teria resultado em “uma luta pela pátria”.

As falas foram feitas durante cerimônia dedicada aos “mártires e heróis” mortos e aos feridos durante a ofensiva. Conforme o governo de Caracas, os ataques atribuídos aos Estados Unidos teriam deixado 100 mortos.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.