A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), uma operação para desarticular uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas interestadual que utilizava voos com conexão no Aeroporto Internacional de Viracopos em sua rota de entrega do Norte para o Sul do país. O município de Tramandaí, no Litoral Norte do RS, é alvo de um mandado de busca e apreensão da ação.
Chamada “Campinas Connection”, a ação cumpre seis mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela Quarta Vara Criminal da Comarca de Campinas. Além do RS, a PF atua em cidades dos estados de AM, SC e SP.
Os investigados, até este momento, responderão pelos crimes de tráfico de drogas interestadual e associação para o tráfico. A soma das penas pode chegar a 35 anos de prisão.
A investigação iniciou-se a partir da prisão em flagrante de um passageiro no dia 24 de março deste ano, em um voo de Manaus, no Amazonas, para Campinas. Ele estava com 10,7 kg de skunk (maconha) em suas bagagens. A detenção ocorreu em Viracopos.
A análise de dados da ocorrência revelou uma consistente rota de drogas (skunk) do Norte para o Sul do País. O grupo utilizava voos oriundos de Manaus, com conexão em Viracopos e destino final em Joinville, em Santa Catarina. Segundo a PF, o mapeamento revelou uma associação criminosa altamente estruturada.
Ainda conforme a PF, somente um dos investigados movimentou quase um milhão de reais em apenas quatro meses, não havendo atividade registrada que dê sustentação às operações de crédito e débito em suas contas bancárias.
O objetivo das buscas e prisões de hoje é colher provas contra todos os investigados que, de alguma forma, relacionaram-se com as atividades ilícitas do grupo. Isso vale tanto para o apoio logístico, financeiro ou operacional, atingindo o cerne da associação e viabilizando a responsabilização tanto daqueles que efetivamente comandam o esquema criminoso, como dos que dão todo o suporte logístico e financeiro para execução da atividade fim.
Fiscalização em Viracopos
A intensificação da fiscalização pela Polícia Federal e Receita Federal no terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, pela Polícia Federal e Receita Federal, começou no último dia 5 de março. Até o momento, 20 passageiros – 13 mulheres e 7 homens – foram presos embarcando ou desembarcando em Viracopos,
As ações resultaram na apreensão de mais de 140kg de drogas (sendo 36kg de cocaína e 107kg de maconha).