
A segunda rodada de votação do conclave, que escolherá o sucessor do papa Francisco, terminou novamente sem consenso na manhã desta quinta-feira (8), no Vaticano. Às 6h51 (horário de Brasília), uma nova fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, confirmando que nenhum dos 133 cardeais eleitores obteve os 89 votos necessários para ser escolhido novo pontífice.
A fumaça sinalizou o resultado do segundo e terceiro escrutínios realizados na manhã de hoje. A liberação do sinal visual foi ligeiramente antecipada em relação ao horário previsto pela Santa Sé, mas aconteceu com alguns minutos de atraso em comparação aos conclaves de 2005 e 2013, quando os votos também não definiram o novo papa no segundo dia.
Após o almoço na Casa Santa Marta, os cardeais devem retomar as votações no período da tarde. Caso um nome seja eleito, é possível que a fumaça branca e o soar dos sinos ocorram por volta das 12h30 ou, em última hipótese, às 14h (horários de Brasília).
A Praça São Pedro amanheceu tomada por cerca de 12 mil fiéis nesta quinta-feira. Muitos chegaram ainda durante a madrugada com esperança de ver a tradicional fumaça branca e ouvir os sinos que marcam a escolha do novo líder da Igreja Católica.
O conclave foi convocado após a morte de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, ocorrida em 21 de abril. O religioso argentino faleceu em decorrência de um AVC e parada cardiocirculatória, após enfrentar complicações de uma pneumonia bilateral.