Brasil e Mundo

Rio Grande do Sul tem amanhecer gelado e registro de geada

Temperatura chegou a -3,4°C em Bom Jesus, na Serra gaúcha. Ainda há previsão de neve e de chuva congelada na Serra gaúcha.

O frio que ganhou força no Rio Grande do Sul ao longo da terça (27) trouxe uma madrugada e amanhecer gelado nesta quarta-feira (28). As temperaturas devem ficar ainda mais baixas entre hoje amanhã, por causa de uma potente massa de ar polar. Segue a previsão de neve e de chuva congelada entre esta quarta e a quinta-feira na região da Serra gaúcha.

A menor temperatura registrada no Estado foi em Bom Jesus, nos altos da Serra gaúcha, com gélidos -3,4°C, conforme a medição do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). A marca foi seguida de perto pelos -3,3°C de São José dos Ausentes. Lagoa Vermelha teve -2,3°C; e Cambará do Sul, -2°C.

Mas não foi apenas na parte alta da Serra gaúcha que fez muito frio. Santa Rosa, na região Noroeste, teve mínima de -1,4°C, ganhando de Vacaria, com -1,2°C; Passo Fundo, com -1°C e até de Caxias do Sul, que registrou -0,8°C nesta quarta-feira. Cruz Alta, no Planalto, fechou o ranking negativo com mínima de -0,6°C.

Porto Alegre teve a manhã mais fria do ano de 2021 nesta quarta-feira. A Capital registrou 4,3°C (positivos) nas primeiras horas da manhã. O dia mais frio do ano até então havia sido no dia 20 de julho, com temperatura mínima de 4,5°C. Um dia depois, a temperatura foi de 4,8°C. No dia 4 de julho, a temperatura foi de 5,0°C.

Geada no campo e previsão de neve na Serra

Em grande parte do Estado, houve registro de geada. O fenômeno pode causar danos em plantações.

A grande atração do inverno, a neve, deve ocorrer na noite desta quarta e madrugada de quinta-feira na Serra. Ontem, o frio intenso provocou precipitações invernais na região Sul do Estado. Houve registro de neve e chuva congelada no município de Canguçu e de chuva congelada misturada à chuva em Pelotas.

Previsão para hoje

A manhã desta quarta-feira iniciou com temperaturas negativas em vários pontos do Estado e predomínio de sol, de acordo com a Sala de Situação da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente). Apenas na região sul gaúcha é que há maior cobertura de nuvens, o que favorece a ocorrência de chuva fraca. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta também entre o centro e nordeste do estado, com chance de precipitação de inverno nas áreas de serra. As temperaturas seguem baixas mesmo na parte da tarde.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.