MAIOR DA HISTÓRIA

Rebeca Andrade é bicampeã do salto no mundial de ginástica da Bélgica

Com o resultado, a ginasta se torna a maior medalhista brasileira em uma edição e em toda história dos mundiais

Foto: Confederação Brasileira de Ginástica/Divulgação

A ginasta brasileira Rebeca Andrade tornou-se bicampeã mundial de salto neste sábado (7). A competição ocorreu em Antuérpia, na Bélgica. Ontem (6), Rebeca já havia conquistado a prata no individual geral e na disputa por equipes, ao lado de Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Jade Barbosa. 

No desafio de hoje, a brasileira executou as duas tentativas de forma praticamente perfeita e obteve a média de 14,750 pontos. A estadunidense multicampeã Simone Biles obteve 14,549 pontos e ficou com a prata. A sul-coreana Yeo Seojeong completou o pódio.

Biles tem sido uma grande adversária para Rebeca. Na sexta, foi a vez da maior medalhista em mundiais da história ficar à frente da brasileira, com 58.399 pontos. Rebeca somou 56.766 pontos.

Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Na entrevista, Rebeca destacou a importância do trabalho mental para poder executar o que vem sendo treinado. “Estava muito concentrada para fazer a minha parte e consegui fazer, com foco total”, ressaltou.

Na mesma linha, o treinador Francisco Porath Neto nota uma Rebeca cada vez mais consistente nas grandes competições. “Ela conta com a nota dela mesma. Já faz três anos que ela é campeã mundial: 2021, 2022 e 2023. Isso diz muito sobre a competência e a regularidade da Rebeca”, afirma.

Neto se refere ao ouro conquistado por Rebeca nos Jogos de Tóquio, também no salto. No mesmo ano, ela venceu a prova no aparelho no mundial de Kitakyushu, também no Japão Em 2022, veio ainda o ouro do individual geral no mundial de Liverpool, na Inglaterra.

Com o resultado da edição deste ano, Rebeca se torna a maior medalhista brasileira em uma edição, quebrando seu próprio recorde do ano anterior. Somadas todas as edições, ela também é a maior medalhista brasileira, com 7 medalhas. 

Neste domingo (9), Rebeca disputa ainda as finais da trave e do solo. As disputas começam a partir das 9h