A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17), a oitava fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos violentos contra os três poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano.
Ao todo, os agentes federais cumpriram 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva. No Rio Grande do Sul, houve cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nos municípios de Nova Santa Rita, Passo Fundo e Santa Maria.
Também houve ações nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, São Paulo e no Distrito Federal. Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A PF disponibiliza, ainda, um endereço de e-mail, o [email protected], para que pessoas que tenham informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram as manifestações possam encaminhá-las às autoridades.
- Brasil e Mundo
- Cotidiano
- Redes Sociais
- Região Central
- Região Metropolitana
- Região Norte
- Rio Grande do Sul
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
- associação criminosa
- dano qualificado
- Destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido
- golpe de Estado
- incitação ao crime
- Nova Santa Rita
- Operação Lesa Pátria
- Passo Fundo
- Polícia Federal
- Rio Grande do Sul
- Santa Maria