O Instituto Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (15), a quinta rodada de sondagem do cenário eleitoral para o cargo de presidente da República. O cenário mantém estabilidade, com oscilações dentro da margem de erro da pesquisa.
O levantamento foi contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04099/2022. A pesquisa ouviu a intenção de voto de 5.926 eleitores em 300 cidades brasileiras entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Pesquisa estimulada no 1º turno
Para a realização da pesquisa estimulada, os eleitores responderam à seguinte pergunta: “Se a eleição para presidente fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?”
- Lula (PT): 45% das intenções de voto;
- Jair Bolsonaro (PL): 33%;
- Ciro Gomes (PDT): 8%;
- Simone Tebet (MDB): 5%;
- Soraya Thronicke (UB): 2%
- Em branco/nulo/nenhum: 4%;
- Não sabe: 2%
Felipe D’Ávila (Novo), Vera (PSTU), Leo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC) e Kelmon Souza (PTB) não pontuaram. Pablo Marçal (PROS), que teve a candidatura impugnada e vai recorrer, também não chegou a 1%.
Segundo turno
Os entrevistados foram perguntados sobre sua inteção de voto em um eventual segundo turno. Eles responderam à pergunta: “Se o segundo turno da eleição para presidente fosse hoje e a disputa ficasse apenas entre estes candidatos, em quem você votaria?”
- Lula (PT): 54%
- Bolsonaro (PL): 38%
- Em branco: 7%
- Não sabe: 2%