O Instituto Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (29), uma nova pesquisa eleitoral para identificar a intenção de voto para o cargo de presidente da República. A três dias do pleito, o cenário mantém estabilidade, com novas oscilações dos principais candidatos dentro da margem de erro.
O levantamento ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades de terça (27) a esta quinta (29). Ela foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo e registrada com o número BR-09479/2022 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Pesquisa estimulada no 1º turno
Para a realização da pesquisa estimulada, os eleitores responderam à seguinte pergunta: “Se a eleição para presidente fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?”
- Lula (PT): 48% das intenções de voto (+1%);
- Jair Bolsonaro (PL): 34% (+1%);
- Ciro Gomes (PDT): 6% (-1%);
- Simone Tebet (MDB): 5% (=);
- Soraya Tronicke (União Brasil): 1% (=)
- Em branco/nulo/nenhum: 3% (-1%);
- Não sabe: 2% (=)
Felipe D’Ávila (Novo), Vera (PSTU), Leo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC) e Kelmon Souza (PTB) não chegaram a 1% das intenções de voto.
Votos válidos
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
- Lula (PT): 50% das intenções de voto;
- Jair Bolsonaro (PL): 36%;
- Ciro Gomes (PDT): 6%;
- Simone Tebet (MDB): 5%;
- Soraya Tronicke (União Brasil): 1% (=)
Segundo turno
Os entrevistados foram perguntados sobre sua inteção de voto em um eventual segundo turno. Eles responderam à pergunta: “Se o segundo turno da eleição para presidente fosse hoje e a disputa ficasse apenas entre estes candidatos, em quem você votaria?”
- Lula (PT): 54% (=);
- Bolsonaro (PL): 39% (+1%);