O Papa Francisco surpreendeu os fiéis ao aparecer na Praça São Pedro, no Vaticano, neste Domingo de Ramos (13). A presença do pontífice nas celebrações marca seu retorno aos compromissos públicos, três semanas após receber alta hospitalar.
Mesmo com a aparência frágil, o líder da Igreja Católica não utilizava respiradores nasais e caminhou pelo espaço entre os fiéis, desejando uma boa Semana Santa. Em um gesto de carinho, entregou doces a crianças que estavam na Praça.
“Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”, disse o Papa, de 88 anos, que foi recebido com entusiasmo pelos presentes. Sua voz, embora ainda debilitada, mostrou sinais de recuperação.
Após a breve aparição, Francisco entrou na Basílica de São Pedro para uma oração e para cumprimentar fiéis no interior do templo. A missa foi conduzida pelo cardeal argentino Leonardo Sandri, enquanto a homilia lida foi escrita pelo próprio Papa.
Na mensagem, divulgada oficialmente pelo Vaticano, o pontífice agradeceu pelas orações em favor de sua saúde e pediu preces por quem sofre com guerras, desastres naturais ou pobreza.
“Neste momento de fraqueza física, as orações de vocês me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus”, escreveu. “Eu também rezo por vocês e peço que confiem comigo ao Senhor todos os que sofrem”, concluiu Francisco.
A participação do Papa nas demais cerimônias da Semana Santa ainda não está confirmada, mas sua aparição reacendeu a esperança de que ele esteja retomando lentamente suas atividades.