O Vaticano informou nesta terça-feira (18) que o papa Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral e segue internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma. Conforme o boletim médico, o pontífice apresenta um “quadro complexo”, com os dois pulmões afetados pela infecção.
De acordo com a Santa Sé, a infecção polimicrobiana surgiu no contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, o que torna o tratamento mais complexo. O papa está recebendo antibióticos e cortisona para conter a evolução da doença.
A assessoria do Vaticano explicou que Francisco passou por uma nova tomografia, que confirmou o início da pneumonia bilateral e levou à inclusão de uma terapia farmacológica adicional. Apesar disso, o pontífice segue consciente e estável.
O comunicado destaca que ele “está de bom humor” e tem alternado períodos de repouso com oração e leitura. O líder católico agradeceu pelo apoio dos fiéis e pediu que continuem em oração por sua recuperação.
Ainda não há previsão de alta, e o Vaticano cancelou todos os compromissos públicos do papa Francisco pelo menos até domingo (23). Ele está internado desde a última sexta-feira (14), após semanas apresentando sintomas respiratórios sem reduzir sua carga de trabalho.