Brasil e Mundo

Ouça podcast Meio-Dia: a proposta de novo piso do magistério gaúcho e mais notícias desta quarta-feira

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 8 de dezembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O julgamento do caso da Boate Kiss completa uma semana nesta quarta-feira. Depôs agora pela manhã o ex-prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, hoje secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre. A tarde presta depoimento o promotor de Justiça Ricardo Lozza. Lozza conduziu um Termo de Ajustamento de Conduta que exigia obras de melhorias na Kiss antes do incêndio e que depois veio a permitir o funcionamento da casa noturna. Nos próximos dias, os quatro réus devem ser ouvidos. Depois, a acusação e as defesas vão para os debates que antecedem a definição da sentença por parte dos jurados.

O Governo do Estado projeta dar reajuste de até 31 por cento para os professores. A medida visa respeitar a lei que impõe o novo piso nacional do magistério. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira aos deputados da base aliada e será encaminhada, ainda hoje, para a Assembleia Legislativa. O reajuste previsto vale para todos os níveis de carreira, mas não será linear. Por exemplo, docentes que estão em sala de aula terão aumento salarial, em média, de 22 e meio por cento. A última alteração nos vencimentos de professores foi ainda durante o governo Tarso Genro, do PT, em 2014. Desde o ano seguinte, houve congelamento de salários. A adequação ao piso nacional do magistério deve trazer impacto de 650 milhões de reais para os cofres públicos, segundo estimativa da Secretaria da Fazenda. Não há prazo para a votação da proposta de reajuste na Assembleia Legislativa.

Foi publicada no Diário Oficial da União uma medida provisória que autoriza o pagamento do novo valor do Auxílio Brasil. O programa social de distribuição de renda substitui o antigo Bolsa Família. O instrumento cria um benefício extraordinário que complementa as parcelas já previstas do Auxílio Brasil para o valor de 400 reais, conforme havia sido divulgado pelo governo. A manobra contábil ocorre porque a PEC dos Precatórios, ou do calote, como tem sido chamada pela oposição, ainda não foi aprovada. A Caixa já havia divulgado o calendário de pagamentos. Os créditos relativos à parcela de dezembro do Auxílio Brasil serão recebidos a partir da próxima sexta-feira, dia 10.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, se reunirá nesta quarta-feira para definir a taxa básica de juros da economia, a Selic. Analistas de mercado preveem o sétimo aumento seguido da taxa de juros, que pode passar de 7,75 para 9,25 por cento. Este seria o maior patamar da Selic desde julho de 2017, quando a taxa estava em 10,25% ao ano. A decisão será anunciada após as SEIS horas da tarde. A previsão do mercado é que a taxa continue subindo nos próximos meses, podendo chegar a 11,25% ao ano no fim de 2022. A taxa selic é o principal instrumento do Banco Central para conter a inflação. Quando a inflação está alta, o Banco Central eleva a Selic. Quando as estimativas para a inflação estão de acordo com as metas, a Selic é reduzida.

O sol continua a predominar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. As temperaturas sobem bastante após mais uma madrugada fria. Máxima de 33 graus em Uruguaiana. Apenas na faixa Leste do Estado ocorre maior nebulosidade, por causa da umidade do oceano, que está sendo empurrada por um sistema de alta pressão em direção à costa gaúcha. Nessas áreas o calor não é tão intenso. Máxima de 25 graus em Porto Alegre e 23 em Caxias do Sul. Na quinta-feira, o tempo continua estável e com grande variação das temperaturas entre o período da manhã e da tarde. A tendência é que o tempo se mantenha estável até o final da semana. Há previsão de chuva apenas na semana que vem.