Nova Ponte do Guaíba é liberada após testes de deformação no vão central

Durante o bloqueio dos dois sentidos da travessia, o tráfego será desviado para a ponte Getúlio Vargas (ponte móvel do Guaíba).

A realização de um teste causou o bloqueio total da Nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre. A interrupção do tráfego começou as 10h da manhã e se estendeu até às 16h da tarde desta terça-feira (30).

Durante o bloqueio dos dois sentidos da travessia, o tráfego foi desviado para a ponte Getúlio Vargas (ponte móvel do Guaíba). As rodovias BR-290 e BR-116/RS estarão sinalizadas alertando os usuários.

Conforme o DNIT (Dpepartamento Nacional de Infraestrutura Terrestre)  serão realizados testes para verificar as deformações nos apoios do vão navegável (vãos centrais) da travessia. Este tipo de trabalho está sendo feito, pois a tecnologia construtiva utilizada na travessia é pioneira no Rio Grande do Sul e precisa ser monitorada.

O ensaio de prova de carga dinâmica visa a certificação inicial do comportamento estrutural da ponte, com a determinação das propriedades de rigidez dos respectivos vãos para serem referenciados no manual de manutenção da estrutura.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta que na próxima terça-feira (30) vai interditar totalmente a segunda ponte do Guaíba. Das 10 às 16 horas, técnicos da autarquia vão submeter a estrutura ao ensaio de prova de carga dinâmica.

Desvios por causa do bloqueio na Nova Ponte do Guaíba

Para quem vem do sentido Eldorado do Sul-Porto Alegre/região Metropolitana: basta seguir direto para acessar a ponte móvel.

Para quem vem do sentido Porto Alegre/Região Metropolitana – Eldorado do Sul deve ficar atento à sinalização na BR-290/RS e ingressar na Rua João Moreira Maciel, passar por baixo das alças da nova Ponte e seguir até o acesso à ponte móvel.