Mortos em onda de tornados nos Estados Unidos passa de 90

As tempestades violentas e fora de época atingiram dezenas de cidades de seis estados americanos.

O número de mortes na onda de tornados que atingiu parte dos Estados Unidos ultrapassou 90, segundo estimativas de autoridades. As tempestades violentas e fora de época atingiram dezenas de cidades de seis estados americanos – Arkansas, Illinois, Mississippi, Missouri, Tennessee e Kentucky – entre a noite de sexta-feira (10) e a madrugada de sábado (11).

Apenas no estado do Kentucky, são 80 vítimas fatais, conforme o governador Andy Beshear. Ele destacou que muitas cidades foram totalmente destruídas. “Algumas cidades já não existem mais”, disse Beshear à rede CNN. “A cidade natal do meu pai, Paxton, não está de pé. É difícil de descrever.”

Ainda de acordo com Beshear, os resgates continuam, mesmo com as dificuldades impostas pelas tempestades. Muitas cidades estão virtualmente isoladas, pois não há energia elétrica, abastecimento de água ou conexão por telefone ou internet. Prédios públicos, como prefeituras, estações de polícia e do corpo de bombeiros também foram danificadas ou destruídas.

Os maiores estragos, até o momento, são registrados em Mayfield, cidade de 10 mil habitantes que foi quase varrida do mapa. Mais da metade dos prédios foram total ou parcialmente danificados pela passagem de um dos mais de 30 tornados registrados na noite de sexta-feira.

Uma fábrica de velas, que operava à noite para atender à demanda da temporada de Natal, foi completamente destruída. O galpão principal virou uma montanha de escombros, com vigas de ferro retorcidas. Carros que estavam no estacionamento ao lado foram jogados sobre a estrutura após o desabamento. Apenas 40 dos 110 funcionários foram resgatados com vida na noite de sexta-feira.

No estado vizinho, Illinois, seis pessoas morreram após um depósito da Amazon desabou após a passagem de um tornado por Edwardsville. Ao menos 45 pessoas conseguiram sobreviver à tempestade se abrigando em banheiros do prédio.