OBITUÁRIO

Morre Dick Cheney, ex-vice-presidente dos EUA, aos 84 anos

Vice de Bush por 2 mandatos, ele foi grande crítico de Trump

Foto: U.S. National Archives / Flickr / Divulgação
Foto: U.S. National Archives / Flickr / Divulgação
Corsan Aegea — campanha 300x280

Morreu nesta terça-feira (4) o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney, aos 84 anos, informou a família do político em comunicado.

Ele faleceu devido a complicações de uma pneumonia e a problemas cardíacos e vasculares.

Vice do republicano George W. Bush por dois mandatos, entre 2001 e 2009, Cheney foi muito influente em Washington e um dos mais poderosos no cargo que ocupou, sendo considerado um arquiteto da “guerra ao terror”.

Tendo servido também ao pai de Bush, o ex-presidente George H. W. Bush, como chefe das Forças Armadas e secretário de Defesa durante a guerra no Golfo Pérsico (1990-1991), foi na administração do filho que Cheney, agora como vice, ampliou o uso de ferramentas de inteligência, detenção e interrogatórios contra os ataques terroristas às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 em solo americano. Ele também defendeu a invasão do Iraque em 2003.

Entretanto, nos últimos anos, o republicano, tido como um conservador extremista, foi amplamente criticado dentro de seu partido devido às suas intensas críticas ao presidente Donald Trump, o qual definiu como “um covarde” e como “a maior ameaça de todos os tempos para o país”.

Na última eleição presidencial nos EUA, em 2024, Cheney votou na democrata Kamala Harris, adversária de Trump, revelou sua filha Liz Cheney, citada pela imprensa.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.