UNIVERSIDADE

MEC altera regras do Sisu 2026 e usará notas do Enem de três anos

Sistema permitirá usar o melhor resultado obtido entre as edições de 2023, 2024 e 2025 do Enem.

Crédito: Agência Brasil
Crédito: Agência Brasil

O MEC (Ministério da Educação) anunciou que, a partir do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026, passará a considerar as notas das três últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 2023, 2024 e 2025. Os valores serão válidos para inscrição, classificação e seleção de candidatos.

De acordo com o ministério, o sistema usará automaticamente a pontuação que gerar a melhor média ponderada, conforme o curso escolhido. Isso, desde que o participante não seja “treineiro”. Ou seja, estudante se inscreve na prova antes do 3 º ano do ensino médio.

A mudança consta no Edital nº 22/2025, publicado no DOU (Diário Oficial da União) em 20 de outubro. Ela faz parte das novas diretrizes de adesão das instituições públicas ao Sisu 2026. O documento completo está disponível na página do Sisu, no Portal de Acesso Único do MEC.

Regras para universidades

As instituições interessadas em aderir ao processo seletivo deverão ofertar, no mínimo, duas vagas por curso e turno. Além disso, será garantida pelo menos uma vaga de ampla concorrência, independentemente da política de cotas ou do total de vagas oferecidas.

O período de adesão das universidades e institutos federais vai de 27 de outubro a 28 de novembro. Todo o procedimento deverá ser realizado de forma digital, pelo sistema Sisu Gestão. As instituições precisam ter encerrado as vagas referentes à última edição do processo seletivo para poder participar.

Durante o período de adesão, será possível reabrir o termo e alterar as condições de participação. As informações válidas serão aquelas constantes no termo mais recente assinado pelo representante legal no Sisu Gestão.

Mudanças no Sisu

Desde o ano passado, o Sisu passou a ser realizado em edição única. No processo seletivo único anual, as instituições públicas de ensino superior podem disponibilizar vagas para cursos de graduação cujo início das aulas seja no primeiro ou segundo semestre do ano.

Em 2025, foram ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todo o país. De acordo com o MEC, a edição do Sisu de 2025 teve 254,8 mil candidatos aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil na modalidade de cotas e 14 mil por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.