O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (24), em Moçambique, que o Brasil não pretende atuar apenas como exportador de minerais críticos. Segundo ele, países interessados nesses recursos, como os Estados Unidos, deverão instalar processos industriais em território nacional para acessar a produção brasileira.
“Não vamos ser exportadores dos minerais críticos. Se quiser, vai ter que industrializar no nosso país para que o nosso país possa ganhar esse dinheiro”, declarou Lula durante cerimônia oficial ao lado do presidente moçambicano, Daniel Chapo.
O tema foi discutido recentemente na negociação bilateral sobre o levantamento parcial de tarifas aplicado pelos Estados Unidos a exportações brasileiras. Lula afirmou que a exploração desses recursos deve ser definida de forma soberana pelo país.
“Ou nós aproveitamos essas riquezas, ou vamos ver os países de sempre cavarem buracos e levarem nossos mineiros”, afirmou.
O presidente também elogiou nações africanas por adotarem políticas de integração comercial e criticou modelos econômicos baseados em fechamento de mercado, em referência indireta a países que discutem restrições comerciais.
Lula pediu ainda que empresários brasileiros ampliem investimentos em mineração, infraestrutura e produção de alimentos em Moçambique, país que integra sua agenda internacional após passagem pela África do Sul.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.