Lojas Renner sofre ataque cibernético e site e aplicativo saem do ar

Conforme comunicado da Lojas Renner ao mercado, lojas físicas seguem atuando normalmente.

A Lojas Renner sofreu um ataque cibernético após pane na operação do site e aplicativo da companhia e de suas marcas, como Camicado e Ashua. O ataque resultou em indisponibilidade em parte dos sistemas e o site da companhia continuava fora do ar na manhã desta sexta-feira (20).

O ataque foi percebido na quinta-feira (19) e acionou os protocolos de controle e segurança. Técnicos da empresa atuam para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos.

A loja virtual da Renner apresentava, na manhã desta sexta-feira (20), uma mensagem sobre a indisponibilidade dos serviços. “Estamos com uma indisponibilidade sistêmica e nosso time está trabalhando para normalizar o acesso ao nosso site e APP o mais rápido possível”, afirma o aviso.

A companhia não deu detalhes sobre mensagens ou pedidos de resgate dos hackers que teriam invadido o seu sistema. “Neste momento, a companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados”, aponta a empresa em comunicado ao mercado.

Segundo a Renner, nenhuma loja física teve problemas para se conectar ao sistema de vendas da empresa e todas atuam normalmente. A companhia afirmou, também, que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança.