O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou neste sábado (16) alerta para chuvas intensas em 13 estados brasileiros e o Distrito Federal. As advertências variam entre o amarelo, que tem grau de severidade classificado como “perigo potencial” e o laranja de “perigo”.
Na área em risco para chuvas intensas estão os estados do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Roraima, do Rio de Janeiro, o Distrito Federal. Além desses, há alerta para parte do Pará, do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora), ou até 50 milímetros no decorrer do dia. Também há possibilidade de ventos intensos de 40 a 60 km/h (quilômetros por hora). A validade do alerta é 23h59 de domingo (17).
Alerta laranja entre o Norte e Centro-Oeste
As duas áreas em alerta laranja, de média intensidade na escala do Inmet, abrangem estados do Amazonas, Pará, de Roraima, Rondônia, do Mato Grosso, Tocantins e de Goiás.
Conforme o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 a 100 km/h. A vigência desse alerta é as 9h de domingo (17).
Alerta para o Sudeste
Também há alerta entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os riscos são similares, com o volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Os ventos podem variar 60 a 100 km/h, com risco de transtornos. Da mesma forma, a vigência do alerta é 9h de domingo (17).
O que diz a previsão do tempo do Inmet
Na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva. Os acumulados ficam de 50 mm no centro-oeste do Amazonas, Rondônia, centro-sul do Tocantins e do Pará, podendo superar 100 mm em alguns locais. Nas demais áreas da região, as chuvas serão isoladas. A exceção é do norte do Pará e parte do Amapá, onde os acumulados de chuva devem ficar abaixo de 20 mm.
Para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a combinação de massa de ar quente e úmida provocará instabilidades e chuvas localmente significativas em Mato Grosso, Goiás, sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os acumulados ficam acima de 100 mm em algumas localidades.