Zaragoza

F-18 da Força Aérea da Espanha cai e explode durante treinamento

O piloto conseguiu ejetar antes do impacto, mas sofreu ferimentos. Acidente ocorreu na Base Aérea de Zaragoza, na Espanha.

Crédito: reprodução de vídeo / RTVE Notícias

Um avião F-18 da Força Aérea da Espanha caiu neste sábado na Base Aérea de Zaragoza, enquanto fazia treinamentos de exibição neste sábado (20). O piloto conseguiu ejetar antes do impacto, informou a Polícia Nacional à TVE (Televisão Espanhola). O acidente ocorreu por volta das 12h10 (hora local), dentro das dependências da base aérea.

Conforme as autoridades, a vida do piloto não corre perigo, embora tenha sofrido politraumatismos nas pernas, quadril e braços, conforme o Ministério da Defesa espanhol. O militar foi transferido para o hospital por meio de helicóptero após se ejetar em baixa altitude. Não há outros feridos, pois a aeronave caiu dentro da área militar.

A Guarda Civil foi apurado que o caça sofreu “algum problema” e caiu dentro do perímetro da base. O impacto do F-18 com o solo gerou uma grande bola de fogo. As chamas foram controladas pelos bombeiros, mas o avião foi totalmente queimado.

A área está sendo vistoriada para apurar como os fatos ocorreram. A Guarda Civil manteve um bloqueio para gestão do trânsito e controle da situação.

O F-18 Hornet tem fabricação americana faz parte das defesas aéreas dos Estados Unidos desde a década de 1980. Esse tipo de aeronave foi comprada pelas forças aéreas de vários países aliados dos americanos.

A Força Aérea espanhola adquiriu seus primeiros 72 modelos de F-18 fabricados pela McDonnell Douglas em 1983. Os caças, conhecidos por sua versatilidade, entraram em serviço três anos depois. A força aérea espanhola posteriormente comprou um número não especificado de F-18 adicionais.