Ao menos duas explosões atingiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta terça-feira (13). Um homem morreu em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal). O caso é tratado como um ataque.
Os artefatos explodiram por volta das 19h30 da noite. Quase ao mesmo tempo, um carro pegou fogo próximo no estacionamento do Anexo 4 do Congresso Nacional.
Após a explosão, o prédio do STF recebeu ordem de evacuação. Ministros, servidores, colaborares e o público, que participava da sessão que analisava ação sobre letalidade policial em favelas, foram retirados às pressas. As explosões ocorreram logo após o encerramento da sessão.
Os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e a Esplanada dos Ministérios, desde a Catedral de Brasília, também estão fechados.
A Polícia Civil do Distrito Federal informou que já deu início às primeiras providências investigativas e a perícia está no local. A Polícia Federal afirmou, por meio de nota, que vai abrir um inquérito para investigar o ataque.
Identificação
O homem que morreu na explosão em frente na Praça dos Três Poderes é Francisco Wanderley Luiz, 59 anos. Ele chegou a ser candidato a vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020 em Rio do Sul (SC).
O carro que pegou fogo no estacionamento do Anexo 4 do Congresso Nacional, próximo da Câmara dos Deputados, pertencia a Luiz. O veículo tinha o porta-malas lotado de fogos de artifício.