A Casa Branca disse nesta terça-feira (1º) que o Irã está preparando um “ataque iminente” com mísseis balísticos contra o território israelense. Segundo a fonte oficial, o governo dos Estados Unidos apoia “ativamente os preparativos defensivos para defender Israel contra este ataque”.
“Os Estados Unidos têm indicações de que o Irã está se preparando para lançar iminentemente um ataque com mísseis balísticos contra Israel”, declarou um alto funcionário do governo americano em comunicado divulgado pela agência Bloomberg.
“Um ataque militar direto do Irã contra Israel terá consequências graves” para o governo iraniano.
Em declaração à CNN, uma autoridade dos EUA também reforçou que seu país está preparado para fazer tudo o que puder para auxiliar o governo israelense a interceptar qualquer míssil disparado pelo Irã.
Por sua vez, o porta-voz do Exército de Israel, Daniel Hagari, confirmou que “os Estados Unidos informaram Israel que o Irã pretende lançar mísseis contra o país”. “No momento, ainda não detectamos uma ameaça aérea vinda do Irã. A defesa não é hermética e as regras de segurança devem ser respeitadas”, concluiu ele.