Brasil e Mundo

Estados Unidos afirmam que Nicolás Maduro será julgado em Nova York após captura

Procuradora-geral Pam Bondi diz que Maduro e a esposa enfrentarão acusações criminais; Venezuela cobra prova de vida.

Crédito: RS via Fotos Publicas
Crédito: RS via Fotos Publicas
Carregando anúncio…
Corsan Aegea — campanha 300x280

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, afirmou que Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores, enfrentarão acusações criminais no Tribunal do Distrito Sul de Nova York após a captura do venezuelano em uma operação americana na madrugada deste sábado (3).

Em publicação na rede social X, Bondi disse que o casal “em breve enfrentará toda a fúria da justiça americana em solo americano, em tribunais americanos”. Maduro já havia sido indiciado em 2020 em Nova York, mas não se sabia publicamente que Cilia Flores também estaria incluída no processo.

Conforme o governo dos Estados Unidos, Maduro responde por acusações como conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína e posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos contra os EUA.

Ataque e captura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país realizou um ataque em larga escala contra a Venezuela e que Maduro e a esposa foram capturados e retirados do país. A declaração foi publicada na rede Truth Social.

Trump disse que mais detalhes serão apresentados em coletiva marcada para as 13h (horário de Brasília), em Mar-a-Lago, na Flórida.

A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, afirmou que o paradeiro de Maduro e de Cilia Flores é desconhecido e pediu prova de vida do casal. Ela disse ainda que os planos de “defesa integral” seguem ativos.

Pela Constituição venezuelana, em caso de queda de Maduro, o poder passaria para Delcy Rodríguez, mas não está claro quem assumiria o comando diante do cenário atual. Os Estados Unidos não reconhecem Maduro como presidente legítimo, e a oposição venezuelana afirma que o presidente de direito é Edmundo González Urrutia. Ele está exilado na Espanha após ter que deixar a Venezuela.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.