
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou, nesta terça-feira (18), a anulação de três questões do Enem 2025. A decisão foi tomada após a equipe técnica do órgão identificar similaridades entre conteúdos que circulavam na internet e itens aplicados nos dois dias de prova, realizados em 9 e 16 de novembro por mais de 4 milhões de participantes.
Em nota, o Inep afirmou que a comissão assessora responsável pela montagem do exame avaliou os relatos e concluiu pela anulação dos itens “com base em informações sobre o processo de elaboração da prova”. O órgão reforçou que, embora tenham sido identificadas semelhanças pontuais, nenhuma questão foi apresentada integralmente antes da aplicação.
O caso ganhou repercussão após a circulação de um vídeo de transmissão ao vivo divulgado dias antes do segundo dia de exames. As imagens foram analisadas pela equipe técnica, que verificou coincidências com parte do conteúdo usado na edição deste ano.
Quais as questões que serão anuladas?
1ª Questão 132 sobre nível sonoro (prova azul)
A primeira questão trata de um problema relacionado ao nível sonoro, abordando o conceito de ruído e seus efeitos. A questão aplicada na prova do Enem 2025 tinha um enunciado semelhante, mas com alternativas idênticas a uma questão de um curso preparatório que Edcley trabalhou em suas aulas online.
2. Questão 122 sobre seleção adaptativa (prova amarela)
A segunda questão envolve um conceito de biologia sobre a seleção adaptativa, em que espécies evoluem e se mantêm restritas a ambientes específicos. A questão no Enem 2025 teve um enunciado diferente, mas as alternativas eram praticamente as mesmas das divulgadas por Edcley.
3. Questão 123 sobre fotossíntese oxigênica (prova azul)
A terceira questão aborda o processo de fotossíntese oxigênica de plantas e algas para a síntese de matéria orgânica. Apesar de terem enunciados e alternativas diferentes, ela também apresenta similaridades com uma questão divulgada nas redes sociais por Edcley.
Como funciona o pré-teste das questões
O Inep acionou a Polícia Federal para apurar eventual quebra de sigilo, autoria do vazamento e possível divulgação indevida de itens do BNI (Banco Nacional de Itens). A investigação será conduzida pela PF por se tratar de prova federal de interesse público.
Para montar o Enem, o Inep utiliza o modelo estatístico da TRI (Teoria da Resposta ao Item), que demanda a aplicação prévia das questões a grupos de estudantes. Esse processo permite calibrar nível de dificuldade, comportamento dos itens e consistência dos resultados.
Questões aprovadas nos pré-testes passam a integrar o Banco Nacional de Itens, que reúne o material usado na elaboração das edições do exame. O Inep reforça que todas as etapas seguem protocolos rígidos de segurança e que a isonomia e validade da prova de 2025 estão preservadas.
Nota do Inep
1 – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.
2 – Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.
3 – O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.
4 – Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.
5 – A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.
6 – O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõem o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.
Acesse a Página do Participante
Acesse a página de orientações do Enem
Acesse o edital do Enem 2025
Assessoria de Comunicação Social do Inep
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.