DIA NACIONAL DO RÁDIO

Ecad divulga lista das músicas mais tocadas em rádios brasileiras

Chama atenção que as oito primeiras colocações foram ocupadas por músicas internacionais

Foto: fancycrave1/Pixabay/Divulgação

Nesta segunda-feira (25), comemora-se o Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão. E para destacar a data, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), entidade que trabalha na facilitação do processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais no Brasil, criou um lista com as 20 músicas mais tocadas em rádios adimplentes no País nos últimos 10 anos.

O Ecad tem um segmento destinado às emissoras de rádio para garantir que compositores e artistas recebam seus direitos autorais quando suas canções são tocadas nas programações. Para que a instituição remunere a classe artística, as rádios precisam pagar regularmente os valores referentes ao licenciamento musical e enviar suas programações com a indicação de tudo o que foi tocado.

O ecad lembra que “quando uma obra musical é tocada publicamente em emissoras de rádio e TV, shows, eventos, internet, restaurantes, casas de show, lojas, cinemas, academias, hotéis, plataformas de streaming, entre outros estabelecimentos e ambientes, os compositores e demais artistas devem receber o pagamento pelo uso de seu trabalho.

A determinação consta na Lei dos Direitos Autorais (9.610/98). Devem efetuar esse pagamento as rádios comerciais, educativas, jornalísticas, comunitárias e webrádios, com ou sem fins lucrativos.

Uso da tecnologia

As emissoras enviam planilhas com as músicas tocadas para o Ecad. No entanto, para fazer a identificação das canções, o Ecad utiliza também um software exclusivo, denominado Ecadtec CIA Rádio, criado em parceria com a PUC-Rio. A tecnologia trabalha na captação, gravação e identificação automática das músicas executadas por emissoras de rádios brasileiras.

Com esse software, o Ecad analisa uma hora de músicas a cada três minutos com 99% de assertividade na identificação do segmento de rádio. A partir das informações coletadas é possível fazer a arrecadação e definir como será a distribuição de direitos autorais. O repasse é feito trimestralmente e contempla compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos.

A lista

Chama atenção que as oito primeiras colocações foram ocupadas por músicas internacionais. A canção brasileira mais bem colocada foi “Na linha do tempo”, de autoria de Marcelo, Mila Alves e Sergio Porto. Confira abaixo a relação:

1 – “Paradise” – Brian Eno/A. Martin/Guy Berryman/William Champion
2 – “Happy” – Pharrell
3 – “Get lucky” – Nile Rodgers / Daft Punk / Pharrell / Christo Guy Manuel Homem
4 – “Someone like you” – Adele / Dan Wilson
5 – “Set fire to the rain” – Adele / Smith Fraser Lance Thorneycroft
6 – “Shape of you” – Briggs Kevin Jerome / Ed Sheeran / Maccutcheon Steven / John Macdaid (Gb) / Kandi L Burruss / Tameka D Cottle
7 – “Thinking out loud” – Amy Victoria Wadge / Ed Sheeran
8 – “When I was your man” – Andrew Wyatt / Phillip Lawrence / R E / Bruno Mars
9 – “Na linha do tempo” – Marcelo / Mila Alves / Sergio Porto
10 – “Flores em vida” – citação: “Boa sorte/Good luck” – Ben Harper / Felipe Duram / Alberto Araujo / Vanessa Da Mata
11 – “Céu azul” – Chorão / Thiago Castanho
12 – “Domingo de manhã” – Bruno Caliman
13 – “Esse cara sou eu” – Roberto Carlos
14 – “Fui fiel” – Pablo / Magno Santanna / Fabio O’brian / Filipe Escandurras
15 – “O sol” – Vitor Kley
16 – “Just give me a reason” – Benjamin Eli Hanna / Jeffrey Bhasker / Pink
17 – “Ai se eu te pego” – Sharon / Antonio Dyggs / Aline Medeiros Da Fonseca / Duda / Amanda Cruz / Karine Vinagre
18 – “Jeito carinhoso” – Alle Barbosa
19 – “Humilde residência” – Luiz Henrique / Malcolm Lima / Tiago Marcelo / Fernando
20 – “Maus bocados” – Bruno Varajão / Gerson Gabriel / Rafael