REDUÇÃO DE CUSTOS

Confira dicas para economizar na conta de luz

A bandeira tarifária é um sistema implementado em 2015 e indica se a energia custará mais ou menos, dependendo das condições de geração

O nível dos reservatórios brasileiros, responsáveis pela geração de energia elétrica, vêm caindo devido à seca histórica no Centro do Brasil. A situação levou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a impor a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de outubro.

A consequência, para o consumidor brasileiro, é um acréscimo de R$7,877 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos no valor da energia elétrica.

A bandeira tarifária é um sistema implementado em 2015 para informar os consumidores sobre os custos reais da geração de energia elétrica. Ela reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos, dependendo das condições de geração. Embora o sistema não crie novos custos, ele torna visível um valor que já estava incluído na conta de energia, permitindo ao consumidor ajustar seu consumo conforme os custos de geração no período em que está utilizando a energia.

Confira dicas para economizar neste mês

Diante do inevitável aumento na conta, a CEEE Equatorial dá dicas de como tentar reduzir o consumo e, assim, reduzir a o preço a ser pago pela luz.

As principais envolvem a geladeira. O “abre e fecha” do eletrodoméstico a todo instante, em dias de calor, deve ser evitado. A a borracha de vedação deve ser revisada, pois quando ressecada, causa grande desperdício de energia.

Troque as lâmpadas antigas por novas de LED. Elas são mais econômicas e duram mais tempo que as incandescentes e fluorescentes.

Em aparelhos de ar-condicionado que permanecem ligados por longos períodos, é importante verificar se o equipamento possui tecnologia inverter e manter a temperatura entre 22°C e 24°C.

Tirar os aparelhos que não estão em uso da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by, eles consomem energia.

Acumule uma grande quantidade de roupas para lavar. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima informada pelo fabricante.

Outra dica é, em caso de substituição, comprar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo Procel/Inmetro de economia de energia a indicação “A”. Eles possuem a maior economia.

Clientes de baixa renda tem desconto

Os clientes que se enquadram como baixa renda podem ter a chance de economizar durante a vigência da bandeira vermelha ao receber até 65% de desconto na conta de energia, por meio do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que assegura esse benefício.