
A prova discursiva do CNU 2 (Concurso Público Nacional Unificado), aplicada neste domingo (7), teve abstenção de 20% — índice bem menor do que o registrado na primeira etapa, quando 42,8% dos inscritos não compareceram.
O concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos públicos. A segunda fase ocorreu em 228 municípios, com 42 mil candidatos convocados para a discursiva.
O cronograma já tem datas-chave: em 23 de janeiro saem a nota preliminar da prova discursiva e o espelho de correção. Os recursos poderão ser apresentados em 26 e 27 de janeiro. A publicação da lista de aprovados para as vagas imediatas e para a lista de espera está prevista para 20 de fevereiro.
Entre os estados, as maiores abstenções da discursiva ocorreram no Acre (27%) e no Amazonas, Espírito Santo, Rondônia e Santa Catarina (26%). Os menores percentuais foram registrados no Distrito Federal (15%), Piauí (17%) e Rio Grande do Sul (17%).
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos também informou que mulheres foram 57,1% dos classificados para a segunda etapa. A pasta atribui o resultado à regra de equiparação de gênero entre as fases do concurso.
Principais datas da agenda do CNU 2
De 8 a 17 de dezembro: caracterização de deficiência e verificação de vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas.
8 de janeiro: resultado preliminar da avaliação de títulos.
De 9 a 12 de janeiro: recurso da avaliação de títulos.
15 de janeiro: resultado preliminar das bancas de autodeclaração.
De 16 a 19 de janeiro: recursos (autodeclaração e deficiência).
23 de janeiro: nota preliminar da discursiva e espelho de correção.
26 e 27 de janeiro: recursos da prova discursiva.
20 de fevereiro: lista de aprovados e lista de espera; início das chamadas.
16 de março: fim das três chamadas e início de convocações para curso/posse.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.