DOAÇÃO

Campanha marca Dia Mundial do Doador de Sangue

Até o momento, o Rio Grande do Sul registrou uma diminuição nas doações na comparação com o mesmo período do ano passado. Por isso, a campanha busca conscientizar a população

Nesta quarta-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), o lema da campanha deste ano é “Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência”. A iniciativa faz alusão ao Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a doação.

No Brasil, apenas entre 1,6% e 1,9% da população é doadora de sangue. Em países da Europa, esse índice chega a 5%. De acordo com o Ministério da Saúde, 14 em cada mil brasileiros doam sangue de forma regular nos hemocentros do SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, a estimativa é que o necessário seja de 2,5% a 3%.

Globalmente, o número atual é muito baixo para a complexidade da medicina do Brasil e, pelo fato de a população brasileira ser cada vez mais idosa, há maior necessidade de sangue.

Rio Grande do Sul

De janeiro a junho de 2023, o Hemorgs (Hemocentro do Rio Grande do Sul) recebeu 6.245 doações. No mesmo período, em 2022, foram 7.218 doações, ou seja, 973 coletas a mais. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Governo do Estado.

A assistente social do Hemocentro, Gesiane Almansa, explica que a diminuição de doadores se deve a mudanças climáticas repentinas, resfriados, gripes e até mesmo ao uso de medicamentos que podem deixar muitos doadores inaptos temporariamente. Ela lembra ainda que a população em geral está desinformada sobre a necessidade diária de doações para a manutenção dos estoques de hemocomponentes em níveis adequados.

Assim, o Hemorgs continua solicitando doações de sangue de todos os tipos, especialmente O+ e O-. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida Bento Gonçalves, 3.722, bairro Partenon, em Porto Alegre.

Os interessados podem agendar a doação pelo site da SES (Secretaria da Saúde) ou por mensagem de WhatsApp para o número (51) 98405-4260. O agendamento pode ser feito para grupos ou individualmente. Quem não for da capital pode doar no hemocentro mais próximo de sua casa.

Atualmente, o Hemocentro distribui sangue e derivados para cerca de 40 hospitais. São necessárias em torno de 100 bolsas de sangue doadas todos os dias para suprir a demanda. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

Requisitos para doação

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 kg, com desconto do peso das roupas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Porto Alegre

Na Capital, a prefeitura aproveita a para lembrar que o HPS (Hospital de Pronto Socorro) precisa de doações. “Como hospital geral, atendemos todos os casos, mas a principal finalidade é o trauma, esse paciente não pode esperar”, afirma o médico hematologista Sérgio Felizardo Medina, destacando a necessidade de manter a cultura da doação de sangue.

Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp). O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº – Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia.