Foi publicada no Diário Oficial da União uma medida provisória que antecipa o pagamento do novo valor do Auxílio Brasil. O programa social de distribuição de renda substitui o antigo Bolsa Família.
O instrumento cria um benefício extraordinário que complementa as parcelas já previstas do Auxílio Brasil para o valor de R$ 400 divulgado pelo governo. A manobra contábil ocorre porque a PEC dos Precatórios, ou do calote, como tem sido chamada pela oposição, ainda não foi aprovada.
A Caixa já havia divulgado o calendário de pagamentos. Os créditos relativos à parcela de dezembro do Auxílio Brasil serão recebidos a partir da próxima sexta-feira, dia 10.
O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
O calendário de recebimento segue o padrão do antigo Bolsa Família, e usa o último dígito do NIS para definir a data do crédito.
Confira o calendário
- NIS final 1: 10 de dezembro
- NIS final 2: 13 de dezembro
- NIS final 3: 14 de dezembro
- NIS final 4: 15 de dezembro
- NIS final 5: 16 de dezembro
- NIS final 6: 17 de dezembro
- NIS final 7: 20 de dezembro
- NIS final 8: 21 de dezembro
- NIS final 9: 22 de dezembro
- NIS final 0: 23 de dezembro