O DOU (Diário Oficial da União) publicou nesta segunda-feira (30) o calendário de feriados e pontos facultativos de 2025. O próximo ano terá dez feriados nacionais e oito pontos facultativos. Entre eles, destacam-se quatro feriadões prolongados, uma melhora significativa em relação a 2024, quando apenas dois feriados estendidos foram registrados.
Feriadões prolongados em 2025
Os quatro feriadões confirmados são:
- 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira da Paixão
- 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes
- 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho
- 25 de dezembro (quinta-feira): Natal
Essas datas possibilitam a extensão dos dias de descanso para incluir o final de semana, aumentando as oportunidades de lazer e viagens.
Feriados no final de semana
Por outro lado, quatro feriados nacionais cairão em finais de semana, reduzindo as chances de folgas prolongadas:
- 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil
- 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (domingo): Finados
- 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
Um feriado estadual que vai cair no fim de semana é o Dia do Gaúcho e da Revolução Farroupilha. Em 2025, a data cai em um sábado. Ao contrário do que ocorreu em 2024, quando as festividades ocorreram na sexta-feira.
Pontos facultativos e feriados locais
Carnaval (11 e 12 de fevereiro) e Corpus Christi (19 de junho) são pontos facultativos no calendário nacional. Estados e municípios podem legislar para transformá-los em feriados locais, dependendo de suas tradições. Essas mudanças podem gerar feriadões adicionais em algumas cidades.
É o caso de 2 de fevereiro que, tradicionalmente, é o feriado de Navegantes. Mas que é outra data que vai cair num fim de semana. Desta vez em um domingo, em 2025.