CONCORRÊNCIA

Cade exige detalhes da parceria entre Gol e Azul e impõe restrições

Empresas não poderão expandir rotas em parceria antes da análise do conselho

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) determinou que as companhias Gol e Azul apresentem, no prazo de até 30 dias após a notificação, cópia e detalhes do acordo de codeshare. Este acordo foi anunciado por ambas em maio de 2024. A parceria prevê a interligação de malhas aéreas e programas de fidelidade entre as duas empresas.

Enquanto a análise estiver em curso, o Cade proibiu a expansão de rotas conjuntas ou quaisquer alterações no escopo do acordo. Caso não entreguem a documentação dentro do prazo, as empresas deverão suspender a operação do acordo comercial. No entanto, devem manter os direitos dos clientes que já adquiriram bilhetes nos trechos integrados.

Ato de concentração exige notificação prévia ao Cade

A decisão foi tomada no âmbito de um Procedimento de Apuração de Ato de Concentração instaurado pela autarquia. O Cade avalia se o acordo firmado precisa ser submetido previamente à aprovação do conselho, conforme previsto na legislação que regula a concorrência no Brasil.

Conforme o relator do caso, conselheiro Carlos Jacques, contratos de codeshare não estão automaticamente isentos da análise concorrencial. Em seu voto, aprovado por unanimidade, ele citou precedentes e propôs critérios para delimitar a atuação do Cade, como:

  • Participação de empresas nacionais em voos domésticos;
  • Sobreposição de malhas aéreas;
  • Bilateralidade e simetria no acordo;
  • Potencial de gerar efeitos semelhantes a uma fusão, com riscos à livre concorrência.

O conselheiro destacou que, por envolver empresas brasileiras e rotas domésticas, o acordo entre Gol e Azul apresenta maior risco de coordenação entre concorrentes. Isso é diferente de parcerias internacionais como a da TAM com a Qatar Airways, anteriormente analisada.

Gol diz que acordo é limitado a rotas exclusivas

Em nota, a Gol Linhas Aéreas informou que a cooperação se restringe, inicialmente, a rotas domésticas não sobrepostas. Ou seja, são operadas por apenas uma das duas companhias. A parceria também inclui a integração dos programas de fidelidade, permitindo que os clientes acumulem pontos no programa de sua escolha. Isso ocorre ao voar com qualquer uma das empresas nos trechos do codeshare.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.