O governo brasileiro solicitou uma reunião de emergência da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos para discutir uma posição comum sobre a situação na Venezuela após a intervenção dos Estados Unidos e a captura de Nicolás Maduro.
A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, María Laura da Rocha, anunciou que o encontro será realizado neste domingo (4), por videoconferência, às 14h (horário de Brasília).
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, retornou de férias para acompanhar a crise regional e participará da reunião.
A Celac reúne 33 países da América Latina e do Caribe e é hoje o principal fórum de coordenação política da região. A presidência do bloco é rotativa e atualmente está com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
No sábado (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou a intervenção militar dos EUA na Venezuela e disse que o Brasil está disposto a mediar o diálogo entre Washington e Caracas.
“Os bombardeios em solo venezuelano e a captura de seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável”, afirmou Lula em comunicado. Ele acrescentou que, apesar da condenação, o Brasil permanece à disposição para “promover o diálogo e a cooperação”.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.