TRAGÉDIA NA VIRADA

Ataque terrorista deixa 10 mortos e 35 feridos em Nova Orleans

A prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell, declarou que a cidade foi alvo de um "ataque terrorista" e que investigações estão em andamento.

Van do legista do Orleans Parish em frente a um bloqueio de rua, evidenciando a presença da polícia em uma operação.
Crédito: reprodução de TV / WWL-TV

Dez pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas durante as celebrações de Ano Novo em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Um caminhão atropelou uma multidão no movimentado French Quarter, na interseção das ruas Canal e Bourbon, por volta da meia-noite.

A prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell, declarou que a cidade foi “impactada por um ataque terrorista” e que investigações estão em andamento. Conforme Anne Kirkpatrick, superintendente de polícia, o motorista agiu de forma “intencional”.

Testemunhas relataram cenas de horror, com pessoas sendo atropeladas e disparos de arma de fogo logo após o incidente. “Tudo que vi foi um caminhão atingindo todos no lado esquerdo da calçada”, disse Kevin Garcia, de 22 anos. De acordo com a testemunha também houve tiros.

O motorista, que estava armado com um rifle e vestia colete à prova de balas, morreu após troca de tiros com a polícia. O FBI está liderando as investigações e confirmou a descoberta de um IED (dispositivo explosivo improvisado) na região, que pode indicar auxílio de cúmplices no ataque.

Entre os feridos, dois policiais tiveram ferimentos por disparos de arma de fogo e estão em estado estável. A maioria das vítimas é residente local.

A tragédia ocorre às vésperas do Sugar Bowl, um dos maiores eventos de futebol americano universitário do país, previsto para a noite desta quarta-feira (1º). Por medida de segurança, as autoridades isolaram grande parte do French Quarter e pediram que a população evite a área.

O governador da Louisiana, Jeff Landry, lamentou o ocorrido, descrevendo-o como “um ato horrível de violência”.