QUEDA DE ENERGIA

Apagão atinge o RS, 24 estados e o DF; governo cria sala de crise

Apagão foi detectado por volta das 8h20 da manhã e atingiu todas as regiões. ONS fala em reposição gradual do sistema.

Moradores de diversas partes do País enfrentaram episódios de queda de energia na manhã desta terça-feira (15). Ao menos 25 estados brasileiros e o DF foram atingidos pela falha. ONS (Operador Nacional do Sistema) afirma que o fornecimento foi normalizado nas regiões Sul e Sudeste e Centro-Oeste. O Agora RS obteve relatos de pico seguido de falta de energia em Porto Alegre e em municípios da Região Metropolitana.

A falha foi detectada por volta das 8h20 da manhã, com queda total do fornecimento de energia. Conforme a CEEE Equatorial, “houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste de um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga do sistema”.

A empresa afirma que a normalização está em curso em todos os estados, mas que dependia de uma autorização para retomar a carga completa no Rio Grande do Sul. A empresa não informou quantos clientes foram atingidos pelo desligamento não programado. A RGE Sul, subsidiária do Grupo CPFL, teve cerca de 447 mil clientes atingidos em diversos municípios.

Além do Rio Grande do Sul, há relatos de falta de energia em mais de 25 estados e o Distrito Federal. Apenas o estado de Roraima, que não faz parte do sistema interligado, não teve registro de problemas de distribuição de energia elétrica.

Em São Paulo, a circulação de trens na Linha 4 – Amarela chegou a ser brevemente suspensa. Problema similar aconteceu no sistema de metrô de Belo Horizonte. Na região metropolitana de Porto Alegre, a Trensurb não relata problemas na circulação das composições.

O ONS publicou uma suscinta nota. “A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31min, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16min, 6 mil MW já foram recompostos”, afirma o texto.

O Ministério de Minas e Energia se posicionou sobre o episódio, confirmando o problema na rede de distribuição do SIN (Sistema Interligado Nacional). Uma sala de situação foi criada para acompanhar a retomada do abastecimento de energia no Brasil.

O que diz o Ministério de Minas e Energia

1ª nota do Ministério

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. 

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

2ª nota do Ministério

O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste.

Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente.