Salgado Filho

Aeroporto de Porto Alegre é o 6º mais pontual da América Latina, diz ranking

No âmbito global, o Aeroporto de Porto Alegre, é o 19º mais pontual do mundo.

Imagem aérea do terminal garagem e do novo terminal do Aeroporto de Porto Alegre.
Foto: Fraport Brasil / Divulgação

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, conquistou o 6º lugar no ranking de aeroportos mais pontuais da América Latina. O levantamento é da OAG, que fornece informações, inteligência e análises digitais de voos para aeroportos, companhias aéreas e empresas de tecnologia de viagens.

Conforme dados do levantamento, 86,5% dos voos saíram no horário previsto e 1,9% das viagens foram canceladas na Capital gaúcha. Em 2019, o Porto Alegre Airport registrava pontualidade de apenas 81,47%.

A Fraport, concessionária do Aeroporto Salgado Filho, assumiu a operação em 2018. O tráfego aéreo previsto em janeiro em Porto Alegre é de 5.079 voos neste mês e 690 mil passageiros.

O aeroporto mais pontual da América Latina é o de Fortaleza, também operado pela Fraport. A taxa de pontualidade chegou a 88,81%. Apenas 1,06% das viagens foram canceladas em 2022. Depois dele, vem o da Cidade do Panamá, o de Belo Horizonte, o de Cusco, no Peru; e o de Quito, no Equador.

No âmbito global, o Porto Alegre Airport, é o 19º mais pontual do mundo. Nesta lista, o Aeroporto de Porto Alegre compete com o de Cusco, o da Cidade do Cabo, na África do Sul; o de Okinawa, no Japão; e o de Guayaquil, no Equador.

O estudo Punctuality League 2023 é realizado pela OAG e analisa dados de voo do ano inteiro (de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022). O objetivo é classificar o desempenho das companhias aéreas e aeroportos que têm no mínimo 2,5 milhões de assentos de partida por ano.

Imagem aérea do pátio do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Cinco aeronaves estão nos gates do Aeroporto de Porto Alegre.
Crédito: Fraport Brasil

Ranking das companhias aéreas

Ainda conforme o estudo de pontualidade, as companhias aéreas mais pontuais da América Latina tem duas brasileiras entre as 10 mais bem colocadas. O ranking é liderado pela Copa Airlines, do Panamá, que teve pontualidade de 87,54% dos voos.

Ela é seguida pela Latam Airlines Group, que teve 85,03% de pontualidade. Neste caso, são consideradas todas as subsidiárias do grupo, incluindo a Latam Brasil. A Azul Linhas Aéreas é a terceira no levantamento, com 84,87% de pontualidade.

Completam o ranking a Sky Airline, do Chile; a Avianca, que tem subsidiárias em outros países e que não opera no Brasil; a Viva Air Colombia, da Colômbia; a Volaris e Aeromécico, ambas do do México; a Caribbean Airlines, que tem sede em Trinidad e Tobago; e a Jetsmart, do Chile.