União de esforços nas áreas de fronteira. Uma reunião na cidade argentina de Paso de Los Libres reuniu representantes das áreas de agricultura e pecuária do Uruguai, da Argentina e da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) do Rio Grande do Sul.
O objetivo do encontro foi alinhar ações no combate ao morcego hematófago nas regiões de fronteira dos três países. Um grupo de trabalho interinstitucional será criado para troca de informações e trabalho conjunto entre as instituições.
“A reunião foi muito proveitosa, foram debatidos métodos de trabalho, situação epidemiológica atual do controle da raiva nos países e já começamos a pensar em estratégias e ações conjuntas entre os entes”, afirma Wilson Hoffmeister Júnior, coordenador do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros da Seapi.
“Nós já temos uma parceria de longa data com a Seapi do Rio Grande do Sul por conta do controle da raiva herbívora. E a formação deste grupo agora vai ampliar esta parceria. Uma cooperação tripartite de combate à raiva, gerando informações contínuas e trabalhos conjuntos”, destaca Sebastían Chiozza, do MGAP uruguaio.
O coordenador do Programa de Controle da Raiva da SENASA, Gabriel Russo, destacou a importância de melhorar este combate ao morcego hematófago nestas áreas de fronteira, buscando uma maior integração para melhor o serviço, minimizar as perdas na agropecuária e garantir a saúde pública.
“A expectativa é muito grande, de trabalhar em prol da região”, destaca Russo.