O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) atualizou, nesta quarta-feira (22), o número de países que adotaram embargo da carne de aves brasileira. A medida ocorre função do caso de gripe aviária no município de Montenegro, no Vale do Caí.
De acordo com o informe, 20 países determinaram a suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil. Entre eles estão China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão.
Além disso, dez países optaram por restringir apenas as exportações oriundas do Estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia. Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão, que inicialmente haviam imposto bloqueio nacional, reduziram a restrição geográfica para o RS.
Já os Emirados Árabes Unidos e o Japão aplicaram suspensão direcionada exclusivamente ao município de Montenegro, local onde o foco da doença foi confirmado.
O Mapa segue em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando informações técnicas necessárias para garantir a segurança sanitária e viabilizar a retomada das exportações o mais breve possível.
A pasta também reforça que o consumo de carne de aves e ovos é seguro, não apresentando risco à saúde humana. As medidas adotadas são exclusivamente sanitárias e visam conter a disseminação do vírus.