O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três alertas para tempestade no Rio Grande do Sul. Dois valem já a partir da manhã desta quinta-feira (9) e o último deles vai até a manhã da sexta-feira (10).
Primeiramente, o alerta mais intenso é laranja, classificado como de “Perigo”, uma zona intermediária entre os elencados pelo Instituto. O aviso abrange áreas mais ao Norte e Noroeste, as mais atingidas pelas chuvas nas últimas semanas (confira no mapa 1).
Nestas localidades, o volume de chuva deve ficar entre entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de danos e a recomendação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em caso de emergência.
O segundo alerta é amarelo, o mais brando entre as classificações do Inmet. Assim, o risco de danos é mais baixo. No entanto, ele é mais abrangente, compreendendo, além do Rio Grande do Sul, áreas dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
No RS, ele atinge o Noroeste, a Região Central, a Campanha, a Região Metropolitana, o Norte, a Serra e o Litoral Norte (confira no mapa 2). A validade é até o fim do dia de hoje (9).
Por fim, o terceiro alerta também é amarelo. Ele tem validade a partir da madrugada de sexta-feira (10). O aviso abrange a parte Sul, a Campanha, a Região Central, parte do Noroeste e a Fronteira Oeste (confira no mapa 3). A validade vai até a manhã do mesmo dia.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Cotidiano
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Rio Grande do Sul
- Agora no Tempo RS
- alerta inmet rs
- Chuva
- clima
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- meteorologia
- Noroeste
- Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- região metropolitana
- Rio Grande do Sul
- Tempestade
- tempo
- tempo agora rs
- Tempo Caxias do Sul
- tempo porto alegre
- Tempo São Borja
- Temporal